01/06/2021

A 11.ª edição do evento, este ano integrada no ciclo Warm Up, apresenta 14 concertos gratuitos em três dias.


No fim de semana de 23, 24 e 25 de julho, o Festival Porta-Jazz regressa ao formato presencial nos Jardins do Palácio de Cristal. O lema desta edição – “Da janela saem pássaros” – sintetiza não só o impacto da pandemia mas também o percurso de mais de uma década da Associação Porta-Jazz, com marcas no tecido criativo portuense.


Num ano em que quase toda a música ao vivo ficou em suspenso, e o calor do encontro foi substituído pela distância dos live streams, a Porta-Jazz tentou reinventar-se. Lançou 10 discos com o seu selo e ainda editou um álbum com 39 solos de músicos que transformaram os seus lares em estúdio e se mantiveram “de porta aberta”. O festival será como a residência de verão desta grande casa, que agrega toda a comunidade jazzística da cidade.


Ao longo de três dias, serão apresentados 14 concertos em diferentes palcos, envolvendo um total de 60 músicos da cidade, de outros pontos do país e do estrageiro. Haverá espaço o jazz mais tradicional, a livre improvisação, a música contemporânea ou caminhos apoiados no groove.


No primeiro dia do evento, sexta-feira, pelas 21h30, o Vessel Trio (Hery Paz, Javier Moreno e Marcos Cavaleiro) vai apresentar o seu registo de estreia, seguindo-se o concerto do super-grupo Coreto, a estrear as encomendas feitas a João Grilo, João Mortágua, Catarina Sá Ribeiro e Nuno Trocado.


A tarde de sábado começa com o álbum "TAO" do Filipe Teixeira Trio, pelas 16h00, seguindo-se a criação em residência “Vazio e o Octaedro”, de Josué Santos e Gianni Narduzi. Às 18h15 toca o Ensemble Robalo/Porta-Jazz, criado para o momento, e Nuno Campos traz o registo "Tacatarinaten". À noite, pelas 21h30, Miguel Rodrigues mostra "Empa" e ouve-se ainda a encomenda feita pelo festival a Hristo Goleminov.


No domingo, 25 de julho, a partir das 16h00, Hugo Raro dá a conhecer o disco "Connecting the dots”, enquanto o grupo de novos músicos liderado por Yudit Vidal mostra o "Canto das Sereias". Às 18h15, João Martins exibe "Hundred Milliseconds", antes de Mazam apresentar"Land”. Às 21h30, João Pedro Brandão chega com "Trama no Navio" e André Silva encerra o programa com de "The Guit Kune Do".

 

A entrada para os concertos é gratuita, embora a lotação seja limitada de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde.


O Festival Porta-jazz conta com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora. Inicialmente agendado para fevereiro no Rivoli, o evento foi reagendado para o verão e integrado no Warm Up, ciclo de seis fins de semana de música que antecipam a Feira do Livro do Porto.

Ver também
Notícias